namaste@namastenatureza.com.br - 11 2955-0886 / 9 9242.9250

Viagens do Eco – 14/agosto/2002

voltar
Postado em: 10/12/14

::: VIAGENS DO ECO
:: Travessia Marins – Itaguaré ::
Data: 14/08/2002
A travessia Marins-Itaguaré não é tão conhecida como a de Teresópolis-Petrópolis ou a Trilha do Ouro na Serra da Bocaina, mas ao meu ver é uma das mais interessantes da região Sudeste do Brasil, exatamente pelo grau de dificuldade: médio/pesado. É um roteiro ideal para quem quer caminhar, literalmente, acima das nuvens numa viagem às cristas da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Faz parte da chamada Terras Altas da Mantiqueira, próximo às cidades de Itanhandu, Itamonte, Virgínia, Passa Quatro, Pouso Alto e Alagoa, todas em Minas Gerais.

O Pico dos Marins, com seus 2.422 metros de altitude, localizado no município de Piquete, é considerado um dos pontos culminantes do estado de São Paulo – alguns afirmam ser o mais alto. Verdade ou não, o Marins é um local bastante recomendado para o ecoturismo devido a sua grande beleza que, nos dias e noites de boa visibilidade, consegue-se avistar várias cidades ao seu redor com mais de 1.500 metros de desnível.

O Pico do Itaguaré, com 2.308 metros de altitude, localizado no município de Passa Quatro, possui como ponto culminante um rochoso pontiagudo com a espetacular visão do Vale do Paraíba em São Paulo, o Pico das Agulhas Negras (Itatiaia) e a imponente Serra Fina, destacando a Pedra da Mina, o quarto ponto mais alto do país.

Para chegar aos cumes dos Marins e Itaguaré, a aventura torna-se uma verdadeira escalaminhada, isto é, usa-se mãos e braços para ganhar altura. É uma caminhada marcante, tanto pela árdua subida, como pela bela paisagem que irá apreciar. Dos respectivos cumes, a bela visão panorâmica mesclando com a vegetação e as imensas rochas nos dão a sensação de vitória aliada à recompensa.

Para realizar esta caminhada embarquei juntamente com um grupo de mochileiros (7 mulheres e 8 homens), aproveitando o último feriado prolongado do ano. Partimos de São Paulo dia 05 de julho, num ônibus da Namastê – operadora de ecoturismo. Neste dia fomos até a cidade de Lorena (SP) onde pernoitamos num hotel.



Fotos de clientesver todas