Floresta Nacional de Ipanema – Namaste

Florenta Nacional de Ipanema

19 / OUTUBRO

19 / OUTUBRO

A Floresta Nacional de Ipanema ocupa uma área de mais de 5 mil hectares. Foi criada em 1992 para preservar o maior fragmento de mata atlântica do interior de São Paulo, contando ainda com áreas de Cerrado. Toda essa natureza, hoje preservada, se tornou refúgio seguro para uma rica flora e fauna. A serra abriga 52 espécies de mamíferos, 218 de aves, 18 de anfíbios, 15 de répteis e 35 de peixes, representando 21,6% da fauna ocorrente no Estado de São Paulo.

A Floresta Nacional de Ipanema é considerada um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil. Foi ali, no alto do Morro Araçoiaba, que Afonso Sardinha instalou em 1589, os primeiros fornos para a fabricação de ferro, reconhecidos pela Associação Mundial de Produtores de Aço como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano. As ruínas podem ser visitadas em um sítio arqueológico.

Também se encontram preservados ali os prédios remanescentes da primeira indústria organizada do país, a Real Fábrica de Ferro de Ipanema, construída com enormes blocos de arenito em estilo romano, que funcionou de 1811 a 1895.
Características da trilha - O percurso total das trilhas da Pedra Santa e do Afonso Sardinha tem cerca de 7 km com trechos de subida moderados.

Teremos 01 opção leve de contemplação indicada para os amantes da NATUREZA.

A Floresta Nacional de Ipanema, com 5.069,73 hectares fica localizada em Iperó, a 125 km de São Paulo.

 

PROGRAMAÇÃO

Floresta Nacional de Ipanema, Trilha da Pedra Santa e Trilha do Afonso Sardinha

19/10 - 7h00 – Centro Cultural Vergueiro, partida com destino a Iperó - SP.
Nossa primeira caminhada será a Trilha da Pedra Santa. A trilha sobe pela floresta margeando imensos paredões rochosos que nos dão uma ideia da formação geológica da região. Passaremos pela Pedra Santa, onde em meados do séc. XIX viveu o monge eremita Giovani Augustini. Líder messiânico, era procurado por fiéis de toda a região que buscavam ouvir suas profecias. Em 1865 ele desapareceu misteriosamente...

Seguimos nossa caminhada passando por um mirante onde esta incrustada na rocha uma cruz de ferro que foi a primeira peça em ferro forjado do Brasil (1589).
No final da trilha chegamos ao Monumento a Varnhagen, mausoléu construído para receber os restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, primeiro historiador do Brasil, nascido na região em 1816. O monumento está localizado no ponto mais alto do Morro de Araçoiaba, onde à 970 m de altitude teremos uma linda vista da região.

Depois iremos percorrer no alto da serra a Trilha do Afonso Sardinha, que segue às margens do Ribeirão do Ferro e abriga uma grande variedade de espécies, como uma grande figueira, uma paineira centenária e um cacto mandacaru majestoso. É nela que se situam as ruínas dos fornos construídos por Afonso Sardinha no final do séc. XVI.

No final da tarde visitaremos o sítio histórico na parte baixa da Floresta Nacional de Ipanema, onde encontramos diversas ruínas seculares tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. Destacamos a Casa Imperial, uma das primeiras barragens da América do Sul e todas as dependências do complexo da Primeira Siderúrgica de Minério de ferro do Brasil.
Embarcamos no final do dia para nosso retorno à São Paulo com chegada prevista para as 20h00

 

VALOR POR PESSOA : R$ 350,00

Inclui: Transporte – seguro viagem – guia especializado em ecoturismo, taxas de ingressos no parque – guias locais

Serviço de guias locais.

Passeios descritos no roteiro, exceto os opcionais.

Lanche.

Tour no sitio histórico, INDICADO PARA TODAS AS IDADES.


    FAÇA UM ORÇAMENTO!