Parque Nacional do Itatiaia
10 A 13 ABRIL
O pioneiro de todos os parques nacionais nasceu numa área montanhosa, entre três estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sem dúvida, uma região estratégica que abriga maravilhas da natureza. As rochas pontiagudas e escuras, apontadas para o céu, serviram de desafio para inúmeras expedições de alpinistas.
Até mesmo a princesa Isabel, inspirada pela paisagem, resolveu ousar e tornou-se a primeira mulher a escalar o Pico das Agulhas Negras, situado dentro da reserva.
Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas voltou sua atenção para o local, atentando para a posição estratégica que a região ocupava na divisa entre os três mais importantes estados da União.
Assim, Vargas escolheu essas matas como seu refúgio e durante o movimento de insurreição contra o governo federal, ainda nos anos 30, construiu ali um abrigo para situações de emergência. O vínculo do presidente com a região foi tão forte que, em 1937 ele baixou um decreto criando e demarcando o Parque Nacional de Itatiaia.
PROGRAMAÇÃO
10 / Abril– Quinta-feira : Embarque no Centro Cultural às 19:00. Pernoite em Pousada.
11 / Abril – Sexta-feira : CHAPADA DA LUA
• Café da manhã. Crateras esculpidas pelo vento e chuva que parece com a superfície lunar.
Um local pouco conhecido e que nos leva a imaginar caminhar pela Lua, passando por diversas rochas com formatos curiosos, como a Asa de Hermes, Pedra do picolé e Pedra do coelho.
Crateras esculpidas pelo vento e chuva que parece com a superfície lunar.
Do Cume da Chapada da Lua você vai estar sobre milhares de pequenas crateras na rocha, canaletas enormes e fendas. Um visual de tirar o fôlego. A Chapada da Lua fica ao lado da face leste das Agulhas Negras, sendo assim podendo avistar a Asa de Hermes, a Pedra do Altar e o Morro do Couto, e bem ao longe contempla-se o mar de morros do Sul de Minas Gerais.
Pernoite em alojamento.
12 / Abril – Sábado : TRAVESSIA PICO DO COUTO / BASE PRATELEIRAS
Café da manhã. O Couto é o segundo ponto mais alto do planalto, com 2680 m, e o oitavo mais alto do Brasil. Seu nome advém da época da colonização, quando os escravos das grandes fazendas da região fugiam de seus donos e se acoitavam nesse morro, ou seja, escondiam-se, refugiavam-se nesse local.
O Circuito Couto-Prateleiras foi aberto recentemente, viabilizando uma excelente opção de caminhada no parque. Trata-se de uma trilha de dificuldade moderada, sendo quase todo o percurso pela crista da serra, com vista do Planalto do Itatiaia, incluindo Asa de Hermes, Serra Fina e Vale do Paraíba.
Pernoite em alojamento.
13 / Abril – Domingo :
Café da manhã. O circuito 5 lagos + Pedra do Altar é a mais nova trilha do parque do Itatiaia, boa parte de seu percurso vislumbramos as serras de Minas Gerais, em especial o complexo da Serra do Papagaio com o pico de mesmo nome. Passamos pelos 5 lagos que dão nome ao circuito e a cachoeirinha que se forma pelo escoamento da água de um dos lagos. Durante o passeio é possível avistar os Ovos da Galinha. Um dos percursos mais lindos do parque, subimos a Pedra do Altar e passamos aos pés das Agulhas Negras, também avistaremos de longe as Prateleiras.
Almoço e retorno para São Paulo, com previsão de chegada para 21h.
PREÇO POR PESSOA : R$ 2.380,00
Pagamentos em até 4 x iguais
INCLUI : transporte, lanche de trilha, hospedagem, refeições, passeios com acompanhamento de guias especializados em montanha e seguro viagem.
O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.